Os benefícios da melancia para a saúde.

A Melancia protege o coração.

Pesquisa da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos, revela que a melancia faz bem para a circulação. Em um experimento com o seu suco administrado a cobaias, os especialistas perceberam que o preparo fez diminuir a massa gorda e a formação de placas nos vasos. “A própria fruta também deve exercer esse desempenho”, diz o líder do estudo, Sibu Saha. Até porque a fruta é rica em citrulina, substância que, dentro do corpo, aciona um mecanismo de relaxamento das artérias.

O suco da melancia também atua como um poderoso diurético.


A principal aplicação terapêutica da melancia é como diurético; daí sua utilização ser recomendada aos reumáticos e aos que padecem de enfermidades das vias urinárias. O suco de melancia provoca elevada eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e os intestinos, e ter excelente atuação nas febres. A bebida também é útil no tratamento da acidez estomacal, da obesidade, da hipertensão arterial, das bronquites crônicas, das afecções das vias respiratórias em geral, bem como das afecções da boca e da garganta.



A melancia também atua na prevenção e no controle da hipertensão.



Para quem já está com a pressão no limite, comer melancia é uma excelente saída. A sugestão vem de pesquisadores da Universidade Estadual da Flórida, nos Estados Unidos, após observar o efeito de doses diárias do extrato da fruta em pessoas com pré-hipertensão, o estágio que antecede a doença propriamente dita, durante seis semanas.

O responsável pela façanha é uma substância que aparece aos montes na melancia, a L-citrulina: “No corpo, ela se transforma em outra molécula que contribui com a formação do óxido nítrico, um gás natural que relaxa a parede dos vasos sanguíneos”, diz o cardiologista Marcus Malachias. Agora, os pesquisadores buscam delimitar como aproveitar melhor esse alimento anti-hipertensão — se em suco ou na fruta mesmo.


Melancia afasta infarto.


Para chegar a essa conclusão, pesquisadores das universidades do Kentucky e de Purdue, nos Estados Unidos, deram uma dieta rica em gordura saturada e colesterol a ratos. Depois, os animais foram divididos em dois grupos: um tomou suco de melancia e o outro recebeu água com carboidratos. Aqueles que ingeriram o sumo da fruta tiveram queda de 50% nos níveis de colesterol ruim e nas placas das artérias, além de um ganho de peso 30% menor. “A melancia é rica em licopeno, um poderoso antioxidante”, explica Sibu Saha, um dos pesquisadores. Ainda não dá para dizer a quantidade da fruta que é preciso ingerir para obter benefícios, mas é fácil comer várias porções no verão, né?


0 comentários: