10 Doenças silenciosas que atingem nosso corpo.


Algumas doenças possuem sintomas silenciosos que muitas vezes não são levados a sério e podem esconder os primeiros indícios de que algo não vai bem em nosso organismo. Nosso organismo produz a Vitamina D quando estamos em exposição ao sol, mas também há alguns alimentos que podem fornecê-la, como peixes, queijos, ovos e fígado.


Um exame de sangue de rotina pode mostrar se há a falta desta vitamina. Converse com seu médico e solicite o exame. Nosso organismo tem um sistema de recuperação frequente dos ossos de nosso corpo, porém isso acontece somente até os 30 anos, levando a uma perda de densidade óssea com o tempo. Isso significa que os ossos ficam mais frágeis.

Por ser uma doença silenciosa, muitas pessoas a descobrem somente quando há uma fratura. No caso das mulheres, essa perda de massa óssea é acelerada por outros fatores como a menopausa, por isso o cuidado deve ser grande.

A Densitometria óssea é o exame que deve ser feito para a identificação precoce da Osteoporose. É uma doença que pode aparecer em várias fases da vida inclusive em recém-nascidos, por isso é importante fazer o teste do pezinho. Em adulto o diagnóstico pode ser feito através de um exame de sangue.

Além de predisposição genética, maus hábitos alimentares e o estilo de vida também influenciam no desenvolvimento da doença. É importante consultar um médico e fazer exames regulares de sangue para diabetes. Complicações como ataques cardíacos, acidente vascular cerebral e doenças renais podem ser causados pela Hipertensão.

Além das dores, normalmente também há queixas como cansaço mental, distúrbios do sono e fadiga. Problemas para dormir, acordar frequentemente durante a noite e sentir-se cansado durante o dia podem ser sintomas da apneia. O médico otorrinolaringologista é um dos indicados para fazer os exames e identificar se a pessoa sofre desta doença.




1.    Baixos níveis de Vitamina D.


Apesar de não ser facilmente notada, a falta de vitamina D pode desencadear diversos problemas, entre eles o desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes, alguns tipos de câncer e doenças autoimunes como a esclerose múltipla. Além disso, a Vitamina D auxilia na absorção de cálcio, tão importante para os nossos ossos.

2.    Osteoporose.


Este é um problema principalmente para as mulheres, caracterizado por um enfraquecimento dos ossos.

3.    Hipotireoidismo.


A tireoide é uma glândula que ajuda a regular o metabolismo, entre outras funções. Num caso de hipotireoidismo, esta glândula não produz quantidade suficiente de alguns hormônios afetando o organismo e podendo causar aumento de peso, dores musculares, mudança na frequência cardíaca e problemas digestivos.

4.    Diabetes tipo dois.


Ocorre quando o organismo não produz insulina suficiente para metabolizar a glicose, ou há uma resistência. Muitas pessoas possuem a doença por anos e só ficam sabendo quando os efeitos mais graves começam a surgir.

5.    Hipertensão


Estar acima do peso ou possuir histórico na família de Hipertensão são fatores que devem ser observados e monitorados com exames regulares para medição da pressão arterial.
Veja mais informações aqui!

6.    Alto Colesterol


Ao longo dos anos a tendência para desenvolver alto colesterol aumenta, ainda mais em conjunto com maus hábitos alimentares e sedentarismo. Assim como a hipertensão o alto colesterol é uma das maiores causas de problemas cardíacos. Faça exames regulares de sangue e mude seus hábitos alimentares, além de começar a praticar alguma atividade física.

7.    Fibromialgia


Mais uma doença difícil de diagnosticar, a Fibromialgia causa dores generalizadas e não há um exame específico que a identifique. Normalmente o médico descobre e indica tratamento, através da exclusão de outras doenças.

8.    Anemia


Caracterizada pela falta de oxigênio no sangue, desenvolve sintomas vagos como falta de ar, cansaço e desânimo. Uma anemia que não se trata pode evoluir para doenças mais graves. Também detectada com exame de sangue.

9.    Síndrome dos Ovários Policísticos


Algumas mulheres desenvolvem cistos nos ovários, o que leva a um desequilíbrio hormonal que pode causar infertilidade. Aumento de pelos no rosto e corpo e ganho de peso podem ser sintomas desta síndrome, que pode ser detectada com um Exame de Ultrassom.

10. Apneia


A apneia do sono se caracteriza por uma parada respiratória de até 10 segundos nos adultos, seguida de uma respiração normal. Esse fato faz o sono ficar mais superficial e causa sonolência durante o dia, além de ser uma doença que precisa ser levada a sério e feito tratamento.





0 comentários: