Durante o verão nosso corpo pede água.



O verão esta acabando, mas o calor não. Nessa época de calor excessivo, é necessário tomar alguns cuidados com a sua saúde. Com o calor, nosso organismo gasta mais energia e as altas temperaturas favorecem as perdas hídricas por meio de suor. Para manter o corpo hidratado, devemos aumentar a ingestão de líquidos.


A principal fonte de hidratação é a água, mas a reposição também pode ser feita por meio de sucos, frutas e chás descafeinados. É importante, também, moderar a quantidade de açúcar adicionado aos sucos e chás. Nas refeições devemos ingerir alimentos leves como frutas, verduras e legumes, além de evitar molhos a base de maionese e molhos condimentados. Não podemos dispensar os carboidratos, principal fonte de energia, ativadores metabólicos e protetores contra a fadiga.


Quando acontece uma excessiva perda de suor devemos ingerir os isotônicos naturais, como água de coco, sucos de frutas, como por exemplo, melão e melancia que são ricos em potássio. Os isotônicos industriais devem ser ingeridos apenas após atividades físicas, pois possuem alta taxa de sódio e podem favorecer a criação de pedras nos rins.

A água de coco pode fazer a função hidratante da água comum quando há suor excessivo, pois é um alimento rico em potássio. Quando esses cuidados não são tomados, pode ocorrer uma desidratação. Os mais afetados são as crianças, porque praticam muitas atividades e acabam se esquecendo de beber água, por exemplo. Nesses casos é importante  fornecer isotônicos naturais e alimentos leves.


Em casos de tonturas e sensação de mal-estar provenientes do calor, deve-se fazer a reposição de líquidos, descansar em local fresco e procurar atendimento médico.




0 comentários: