Minhas pernas ficam inchadas direto, o que é e como faço para cuidar?


O inchaço nas pernas é um incômodo muito comum em pessoas com mais de 40 anos. Esse mal atinge principalmente os sedentários. Para combatê-lo, uma boa dica é comer alimentos que tenham ação diurética, como a melancia, o melão e o pepino. Um suco diurético também é uma boa opção.

E, apesar de não parecer, quanto mais água consumir, melhor. Seja ela natural, nos sucos ou nos chás, o importante é hidratar bem o organismo. Outro segredo importante está em comer alimentos que melhorem a função intestinal, como as fibras, que combatem os radicais livres e ajudam a eliminar toxinas.

O acúmulo de líquidos no corpo é causado por um sistema circulatório deficiente e, se não for devidamente tratado, pode provocar problemas mais graves, como o aparecimento de trombos e de problemas na pele das pernas e dos pés.


Algumas das principais causas das pernas inchadas são:


- Má circulação sanguínea,

- Fator genético,

- Alteração hormonal: como na gravidez e a menopausa,

- Idade: quanto mais idoso, pior,

- Doença cardíaca: causa má circulação,

- Doença venosa prévia: aumenta as chances de um novo episódio,

- Ambientes quentes: como saunas e exposição solar prolongada,

- Sedentarismo: diminui o fluxo sanguíneo para as pernas,

- Fumo: o tabaco prejudica a fluidez do sangue,

- Má alimentação: favorece o aumento do peso, sendo uma sobrecarga às pernas,

- Cansaço.

Quando uma boa noite de sono com as pernas um pouco mais elevadas que o corpo não resolve o problema e outros sintomas como dor, coceira e cãibras estão presentes é necessário ir à uma consulta médica. Alimentar-se corretamente, fazer caminhadas e beber bastante água são algumas formas de combater o inchaço das pernas. Para além disso é preciso eliminar os outros fatores de risco, citados acima.

Dica do dia:

Uma ótima solução caseira para o inchaço das pernas, é a lavagem de sal com folhas de laranjeira. Para preparar este remédio caseiro é preciso 2 litros de água, 20 folhas de laranjeira e meia xícara de sal grosso.


As folhas de laranjeira devem ser colocadas na água para ferver, durante aproximadamente 3 minutos. Após ser retirada do fogo, acrescente água fria até que a solução esteja morna, e então adicione a meia xícara de sal grosso.

As pernas devem ser colocadas de molho durante 15 minutos, de preferência antes de dormir. As folhas de laranjeira além de aliviar o inchaço das pernas, também são utilizadas no tratamento de gripes e resfriados, devido as suas propriedades depurativas e sudoríferas.


0 comentários: