Tenha um carnaval saudável.



Para muitos amanhã (08/02) já se inicia o carnaval, mas é importante não esquecer os cuidados básicos com a saúde nesse período.

 

Dados do INC (Instituto Nacional de Cardiologia) indicam um aumento no número de ataques cardíacos e de derrames neste período do ano. O órgão listou ainda o que chama de "sete pecados para o coração", uma lista que inclui itens como: não se prevenir; não fazer exercícios físicos; não se hidratar; se alimentar mal; fazer dietas milagrosas; consumir sal; e não relaxar.

 

 

Um dos maiores problemas no carnaval é o exagero das bebidas alcoólicas aliado a energéticos (Mitos e verdades sobre energético), má alimentação, não hidratação, pouco tempo de sono e o excesso de exposição ao sol.

 

 

 

·        Bebidas alcoólicas: A ingestão em excesso de bebidas alcoólicas aliada á outros erros cometidos pode ser mais perigoso do que se imagina Cerveja faz bem ? cuidado com excessos., Especialista alerta que algumas arritmias cardíacas podem ser desencadeadas pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas e energéticos.

 

 

 

·        Má Alimentação: Para quem vai viajar, na hora de escolher o restaurante, opte por locais que ofereçam uma alimentação leve e balanceada. Nutricionistas sugerem que no almoço e no jantar é sempre bom dar preferência aos grelhados, verduras e legumes. Os vegetais também são ricos em fibras, importante para a reposição de minerais que são eliminados pelo suor. "A reposição de minerais é necessária, pois hidrata e mantém o pique na hora da folia".

 

 

 

·        Desidratação: Como os foliões perdem bastante líquido e gastam energia por causa da alta temperatura, deve-se manter o corpo sempre hidratado com água, sucos ou água de coco, evitando os refrigerantes. "Para quem gosta de beber cerveja, é importante intercalar com a água mineral”. Desidratação, motivada pela falta de líquidos e por suor excessivo, pode provocar quedas de pressão e desmaios.

 

 

 

·        Pouco tempo de sono: Dormir pouco pode provocar sonolência diurna, o que aumenta o risco de acidentes automobilísticos e desgaste após alguns dias nesse ritmo de carnaval.
 
 
 

 

 

·        Excesso de exposição ao sol: Ficar muito tempo exposto ao sol aliado a todos os erros comentados acima pode resultar em tontura, pressão baixa, insolação, desidratação etc.
 
 
 

 

 

Dessa forma a DMS Brasil sugere que sigam essas recomendações para curtir seu carnaval da melhor maneira possível e de forma saudável.

 

 

0 comentários: