Amiloidose cardíaca também conhecida como síndrome do coração rígido é uma doença do coração causada pelo acumulo de proteínas denominadas amiloides nas paredes cardíacas. A amiloidose cardíaca é mais comum em homens com mais de 40 anos e provoca sintomas como fadiga e sensibilidade a esforços físicos.
Causas da Amiloidose Cardíaca
As causas da amiloidose cardíaca podem ser a presença de um câncer mieloma múltiplo e pela infiltração de proteínas no músculo cardíaco, por exemplo.
Sintomas da Amiloidose Cardíaca
Os sintomas da amiloidose cardíaca incluem:
- Intensa vontade de urinar durante a noite;
- Alargamento das veias do pescoço;
- Palpitações;
- Acumulo de líquido nos pulmões;
- Aumento do fígado;
- Pressão baixa ao manter-se em pé;
- Fadiga;
- Intolerância a esforços físicos;
- Desmaios;
- Falta de ar.
Diagnóstico da Amiloidose Cardíaca
O diagnóstico da amiloidose cardíaca é feito através da observação clínica dos sintomas e de exames complementares como eletrocardiograma, ecocardiograma e ressonância magnética.
Os exames realizados no paciente detectarão arritmias cardíacas, alterações nas funções do coração e distúrbios na condução elétrica do coração, porém o diagnóstico de amiloidose cardíaca só pode ser comprovado através de uma biópsia do tecido cardíaco.
Tratamento para Amiloidose Cardíaca
O tratamento para amiloidose cardíaca utiliza inúmeros recursos da medicina para recuperar as funções do coração.Tratamentos inadequados podem levar a morte do paciente. São utilizados antidiuréticos e bloqueadores de cálcio, que amenizam os sintomas da doença. Os anticoagulantes previnem a formação de coágulos diminuindo a probabilidade de derrames cerebrais.
O uso de marcapassos e desfibriladores automáticos podem ser utilizados como alternativas para o controle da doença.
Nos casos mais graves, o tratamento mais indicado é o transplante de coração.
Prognóstico de Amiloidose Cardíaca
Indivíduos que receberam um tratamento específico para a doença apresentam uma sobrevida de 3 anos. O prognóstico para portadores de amiloidose cardíaca que não recebem tratamento é ruim, onde a média de sobrevida é de 2 a 3 meses.
FONTE DE INFORMAÇÃO
0 comentários: