Saiba o que é a Cinomose Canina, e como faço para prevenir meu cão de pegar.

O que é Cinomose

A Cinomose canina é uma doença causada por um vírus que pode ser encontrado no fluxo nasal ou ocular, sendo encontrado também no sangue circulante do cachorro infectado ao longo de sua evolução, determinando diferentes sintomas. O vírus responsável por tal doença é muito resistente às baixas temperaturas, sendo que em temperaturas acima de 60°C a sua destruição ocorre em 30 minutos, e desinfetante do tipo Lisol contendo a concentração de apenas 1% tem a capacidade de destruí-lo rapidamente.

Quais cachorros contraem a doença e os sintomas

A cinomose canina geralmente aparece em cães mais jovens de quaisquer raças, em seus primeiros anos de vida, animais mais velhos que não tenham sido imunizados com a vacina também contraem a doença. A cinomose canina é uma doença muito aguda e febril, o vírus se instala no organismo contraído pelo ar, alimentos e água contaminados com secreções de animais contaminados.

A cinomose canina ataca diferentes órgãos, sendo considerada altamente contagiosa, mas seres humanos não são infectados. Dentre os principais sintomas da cinomose se destacam o corrimento nasal ou ocular, febre, vômito, diarreia, depressão, desidratação, apatia e a falta de apetite.

Tratamento da cinomose canina

O diagnóstico da cinomose canina é feito através de exames em laboratórios e seu tratamento é difícil. O tratamento vai depender do estágio em que a doença está e a capacidade imunológica do seu cão. O tratamento é a base de medicamentos que diminuam a inflamação no cérebro, medicação para aumentam a resistência, alimentação adequada e rica em vitaminas e medicamentos para eliminar doenças que aparecem devido à baixa imunidade por causa da cinomose.

Para que seu cachorro não contraia a cinomose canina e mais nenhuma outra doença o mais recomendado é que ele seja vacinado.



0 comentários: