Como repor colágeno através da alimentação



Fim de semana está ai e a maioria das pessoas abusa dos alimentos que não fazem muito bem , saem da dieta e comem em horários errados. Para o fim de semana fica nossa dica de alimentação que repõe o colágeno.

Você sabe quais alimentos consumir para repor o colágeno?

A função do colágeno no nosso organismo é dar sustentação às células, mantendo-as unidas, com a diminuição do colágeno aumenta a flacidez e as rugas. O colágeno é essencial na pele, ligamentos, tendões, ossos e cartilagem.
Benefícios do colágeno
O colágeno minimiza a celulite, diminui a incidência das estrias, fortalece cabelos, unhas, aumentando a elasticidade da pele, atenua as rugas, linhas de expressão, melhora o aspecto do cabelo, deixando-o com mais brilho e vida.
O colágeno é produzido normalmente pelo nosso organismo, mas com o aumento da idade a partir dos 30 anos diminui a produção em cerca de 1% ao ano, a partir dos 50 anos o corpo produz cerca de 35% do colágeno necessário, provocando assim o aparecimento da flacidez, das rugas e da fragilidade articular.


A pessoa pode ingerir suplemento de colágeno em forma de cápsulas, balas e o liofilizado (havendo a necessidade de ingerir 10 gramas ao dia) mas o melhor mesmo é ter uma alimentação balanceada, associada à prática regular de atividade física e não esquecer a ingestão de água, assim conseguirá manter uma pele bonita e saudável.

Quais alimentos auxiliam a repor o colágeno:

  • Fontes de proteínas magras: Carne vermelha magra, fígado bovino, frango, peixe, peru, carneiro, ovos, queijo magros e outras. É uma forma de estimular a produção de colágeno é ter uma dieta rica em proteínas magras.
  • Fontes de vitaminas C: Acerola, abacaxi, goiaba, laranja, limão, tangerina, kiwi, caju, morangos, pimentão e outras. A vitamina C auxilia na síntese do colágeno.
  • Fontes de vitaminas A: Bife de fígado, cenoura, batata doce, abóbora, manga, couve, pimentão vermelho, creme vegetal, gema de ovo, queijos magros, ostras, leite, cavala (peixe) e outras. A produção de colágeno é reforçada com a vitamina A.
  • Fontes de vitamina E: Óleos vegetais (soja, palma, amendoim, milho, girassol), azeite de oliva, azeite de palma, nozes, sementes de girassol, kiwi, gérmen de trigo, vegetais de folhas verdes, grãos integrais, peixe e outras. É um agente antioxidante que potencializa a ação.
  • Fontes de Silício: Pinhão, pepino, nabo, morango, mel, aspargos, cebola, alho, alcachofras, banana, trigo, avelã, feijão, salsa, nabo, aveia, cevada e outras. O Silício orgânico é o nutriente responsável por aumentar a produção do colágeno no corpo.
  • Fontes de Selênio: Salmão, avelã, frango, castanha do Pará, farelo de trigo, ostras cruas, sementes de girassol secas, fígado bovino, camarão, farinha de centeio e outras. O Selênio potencializa a síntese de colágeno.
  • Fontes de Zinco: Castanha-do-pará, aveia, farelo de trigo, grão de soja, carne de aves, carne de boi, carne de carneiro, carne de porco, fígado de boi, leite de vaca, ostras e outras. O Zinco potencializa a síntese de colágeno.
  • Fontes de Cobre: Cacau em pó, farinha de soja, açúcar mascavo, lentilha, chocolate, amendoim torrado, aveia, amêndoa, brócolis, castanha do Pará, cogumelo e outras. Estimula a produção de colágeno.

O que devemos evitar:

O fumo, o álcool, excesso de açúcar, a ingestão de gordura saturada, a poluição ambiental, sedentarismo.

0 comentários: