Como prevenir e tratar a hipercolesterolemia.

Uma alimentação saudável é indispensável para prevenção e tratamento de doenças, inclusive do coração. Sabendo comer de maneira correta, as pessoas mantém sua saúde, enquanto os já adoecidos podem melhorá-la. Atualmente, há uma grande preocupação com o consumo excessivo de alimentos ricos em gordura total, gordura saturada e o colesterol, os quais juntamente com outros fatores de risco, aumentam as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Descreveremos abaixo, algumas dicas que irão contribuir para o seu tratamento.

O que é hipercolesterolemia?


Defini-se hipercolesterolemia os níveis de colesterol no sangue, ou seja, colesterol total acima de 240mg/dL e/ou LDL-colesterol acima de 160mg/dL.

O que é colesterol?


Colesterol é uma substância que o corpo necessita para produzir células novas e alguns hormônios. Nosso corpo é capaz de produzir o colesterol diariamente. Além disso, nosso colesterol está presente em vários alimentos de origem animal (vegetais não contém colesterol). As principais fontes de colesterol dos alimentos são as carnes, mariscos, ovos (gema), leite (integral) e derivados, além de algumas vísceras (fígado, rins, etc).

Quais são os tipos de colesterol presentes no sangue e por que você deve preocupar-se com eles?


O colesterol é transportado no sangue sob 2 formas, o LDL e o HDL-colesterol. O equilíbrio entre os dois tipos de colesterol é muito importante para a proteção dos vasos sanguíneos. Veja abaixo a diferença entre o LDL e o HDL-colesterol:

- LDL (lipoproteína de baixa densidade): é considerada a parte "ruim" do colesterol, pois se deposita nos vasos sanguíneos, podendo acumular nas artérias e provocar a sua obstrução, caracterizando a doença chamada aterosclerose, responsável pelo infarto e pelo derrame cerebral (AVC).

- HDL (lipoproteína de alta densidade): é considerada a parte "boa" do colesterol; tem a função de conduzir o colesterol ruim para fora das artérias, impedindo seu depósito nos vasos sanguíneos.

Como evitar a hipercolesterolemia?


O principal fator para evitar o aparecimento ou agravamento da hipercolesterolemia é manter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, legumes e cereias, evitando a ingestão em excesso de alimentos que contêm gordura, principalmente as gorduras saturadas.

Quais são os diferentes tipos de gorduras nos alimentos?


Todos os alimentos que contém gordura, possuem uma mistura de gordura saturada, monoinsaturada e polinsaturada, porém em quantidades diferentes. Evite a ingestão em excesso de gorduras saturadas.

- Gorduras saturadas:

Podem elevar os níveis de colesterol no sangue. Encontradas em produtos de origem animal e alguns óleos vegetais (cacau, amêndoas e coco). São usualmente sólidas a temperatura ambiente.

- Gorduras polinsaturadas:

Podem ajudar a diminuir o colesterol no sangue. São líquidas a temperatura ambiente e encontradas principalmente em alimentos de origem vegetal ( óleos de soja, milho e girassol).

- Gorduras monoinsaturadas:

Podem diminuir os níveis de colesterol no sangue. São frequentemente líquidas à temperatura ambiente e encontradas tanto em alimentos de origem animal quanto vegetal (óleo de oliva, canola, açafrão e amendoim).

0 comentários: