Os Benefícios das aulas de Spinning para a saúde.


As aulas de spinning estão entre as mais disputadas nas academias, enquanto as ciclovias somam cada vez mais adeptos. Não resta dúvida: pedalar está com tudo. “A bicicleta oferece muitos benefícios para a saúde e para o bem-estar, dificilmente uma pessoa que começa a pedalar consegue ficar sem o exercício”, afirma o personal traine Eduardo Colmanetti. Isso acontece porque uma das marcas fortes da bike é a diversão: a maioria das pessoas aprende a andar de bicicleta quando criança e essa sensação de brincadeira e liberdade acaba permanecendo.

Quem ganha com isso? De acordo com o personal traine Eduardo Colmanetti, o seu corpo e a sua saúde, que têm a chance de experimentar os efeitos de um esporte completo. “A bicicleta trabalha o condicionamento cardiorrespiratório e os principais músculos do corpo, incluindo pernas e abdômen”, afirma o especialista. A barriga contraída e a respiração cuidadosa evitam dores nas costas e problemas de postura. Veja abaixo as dicas do personal trainer e descubra os possíveis benefícios que as pedaladas podem render e aproveite para entrar em forma de uma maneira leve.


1. Auxilia no emagrecimento: deixar o corpo em forma e perder gordura são dois objetivos atendidos pela bicicleta. Uma hora de pedalada em ritmo moderado queima cerca de 300 calorias, gasto que pode aumentar de acordo com o terreno (no caso da bike) ou da carga usada numa aula de spinning. Terrenos mais acidentados e com subidas oferecem resistência maior, por isso queimam mais – mas evite pegar pesado logo no início, seu corpo pode reagir com uma lesão.

2. Fortalece o coração: a bicicleta oferece um bom mix entre atividades de resistência muscular e treino aeróbio. As pernas e o abdômen trabalham duro para você aguentar o tranco, enquanto o músculo cardíaco – sim, o coração também é um músculo! – é estimulado para melhorar o seu condicionamento cardiorrespiratório.

3. Regula o intestino: o movimento contínuo das pernas enquanto você pedala faz uma espécie de massagem no seu intestino, que passa a trabalhar melhor. Mantenha uma boa hidratação e uma dieta rica em fibras para completar a fórmula ideal da boa digestão.

4. Controle da ansiedade: pedalar é um exercício puxado, que exige bastante do seu corpo. Uma das respostas a este estímulo está relacionada à produção de hormônios que trazem bem-estar e relaxamento, como a endorfina. Andar de bicicleta ou fazer aulas de spinning, pelo menos, três vezes por semana garante dias com menos estresse e ansiedade sob controle nas horas de tensão.

5. Melhora do sono: as atividades físicas, em geral, contribuem para aumentar a qualidade do sono. Não necessariamente você passa a dormir mais, mas as horas de repouso são mais eficientes, a sensação de descanso cresce. Por trás do efeito mágico, duas explicações: o aumento da descarga dos neurotransmissores que geram relaxamento, e o próprio cansaço do corpo, que precisa se recuperar do esforço realizado.

6. Controle do diabetes: pedalar não vai fazer você ficar livre dos medicamentos para controle da glicemia, mas pode contribuir para que a dosagem dos remédios fique menor, diminuindo sua dependência a aplicações de insulina, por exemplo. Em casos como este, o acompanhamento médico rigoroso é fundamental não só para avaliar os efeitos do esporte no organismo como para rever a prescrição de medicamentos se for necessário.

7. Definição muscular: as pernas são as mais exigidas durante o treino e reagem com músculos bem definidos – não obrigatoriamente há aumento de massa muscular. Mas o abdômen também pode secar e ficar bem definido, isso graças à necessidade de boa postura e contração permanente para proteger as costas de dores e lesões por má postura no selim.

8. Pulmões de atleta: o esforço que a bicicleta exige não é brincadeira, terrenos planos e sem acidentes são mais indicados para quem pedala na rua. No spinning, as cargas devem ser aumentadas aos poucos e sempre nos intervalos de pedaladas mais leves. Quem pedala com frequência melhora o fôlego, respira melhor e pode diminuir a necessidade de medicamentos para falta de ar (no caso de quem tem asma).

9. Pele mais jovem: o coração fortalecido e os pulmões permitindo uma respiração com mais qualidade tornam todo o seu metabolismo mais eficiente. Isso significa que a renovação as células é feita mais rapidamente e a eliminação das toxinas acontece mais depressa, problemas como as olheiras causadas pela má circulação tendem a diminuir ou até desaparecer.

10. Combate a retenção de líquidos: quanto mais você pedala, mais o seu metabolismo acelera. Cultivando uma boa hidratação (durante o treino e fora dele), seu corpo tende a otimizar todos os processos orgânicos, incluindo a eliminação de toxinas. Os rins funcionam melhor e a retenção de líquidos deixa de incomodar.


FONTE DE INFORMAÇÃO

0 comentários: