Rinite vs Sinusite. Descubra a diferença e os principais sintomas de cada uma.

Conheça a diferença entre rinite e sinusite e aprenda a minimizar os sintomas com soluções caseiras. 

Ar seco, poluído, frio, calor... Basta mudar a temperatura para sentirmos os efeitos na pele. Ou melhor, no nariz. Com essas alterações climáticas bruscas, a rinite e a sinusite podem chegar com tudo. Entenda mais sobre essas doenças e durma e acorde respirando em paz.

Rinite

O que é?


Reação alérgica respiratória que costuma aparecer com a exposição a algo "estranho" para o organismo, como poeira, ácaros, poluição e pelos de animais. Ela pode se desenvolver ao longo da vida ou ser genética.

Sintomas: Coceira no nariz, que entope e expele bastante secreção, e espirros. As crises tendem a voltar após dias, semanas ou meses. Pode dar dor de cabeça e coceira nos olhos.

Como tratar: Via oral, com comprimidos diários ou quando vierem as crises, ou com vacinas semanais até que elas parem.

Dicas: Mantenha a casa ventilada e limpa. Posicione sua cama onde bate sol. Dê fim a bichos de pelúcia, que acumulam poeira. Prefira persianas a cortinas comuns e limpe-as semanalmente. Compre capas antiácaros para travesseiro.

Faça em casa

· Dissolva 1 col. (chá) de sal em 1 litro de água e coloque a mistura em um conta-gotas. Pingue no nariz e assoe.

· Inalação: Coloque água quente em uma bacia, cubra a cabeça com um pano e respire o vapor, deixando o nariz escorrer. Para aumentar o alívio, misture dois pacotes de chá de hortelã à água.

· Tome chá quente de frutas cítricas como limão e laranja.



· À noite, enrole no pescoço um lenço com álcool.


· Coloque folhas de hortelã entre a fronha e o travesseiro. Deixe-o ao sol a cada 15 dias e troque a cada dois meses.

Sinusite


O que é?

Inflamação e acúmulo de secreção no nariz e nos seios faciais ("buracos" que temos nas maçãs do rosto e na testa), causada por bactérias.

Sintomas: Dor de cabeça, nariz entupido, perda de olfato, pescoço pesado, sensação de pressão na face e coriza amarelada. Às vezes, tosse e febre.

Como tratar: Com descongestionantes, anti-inflamatórios e, algumas vezes, antibióticos. Alguns casos podem ser cirúrgicos.

Dicas: Para diagnosticar a sinusite, é preciso ir ao médico. Não se automedique. Para não ficar com pigarro por causa da secreção, beba bastante água ao longo do dia.Faça em casa.

· Prepare a mesma solução de água e sal indicada para a rinite, pingue no nariz e assoe.


· Após fazer a inalação caseira, massageie as maçãs do rosto com óleo vegetal de copaíba* e cubra com um pano quente e seco. Essa estratégia ajuda a eliminar o muco.

· Quando sentir dor de cabeça, pingue uma gota de óleo essencial de hortelã-pimenta* em um lenço de papel e cheire-o por cerca de dois minutos.

*Os óleos são encontrados em lojas de produtos naturais.


Fonte de informação

0 comentários: