Sentir tontura direto pode indicar problemas cardíacos.


Tonturas que parecem banais podem indicar problemas sérios no coração. Tonturas repentinas que passam geralmente rápido quando a pessoa está de pé, mesmo parada, pode parecer sem importância, mas pode ser hipotensão e muitas vezes é um sinal de que o coração não está bem. Nestes casos a melhor atitude é procurar um cardiologista e fazer exames.

Embora tonturas possam indicar um coração doente, e esta seja apenas um hipótese, é importante dizer para o médico caso sinta tonturas, com que frequência e em que condições elas aparecem, desta forma, o cardiologista poderá fazer uma análise mais personalizada da situação, avaliando se é ou não uma situação relacionada à hipotensão ou falha cardíaca e tratar do problema o tempo certo.

Numa falha cardíaca, o coração perde a habilidade de bombear o sangue para o resto do corpo podendo muitas vezes ser fatal, especialmente quando não se percebe com antecedência, que existe algum problema com o coração.
Dados clínicos mais antigos e numerosos referem que uma das causas mais comuns do processo de doença cardiovascular que compromete o coração é a arterioesclerose que endurece as artérias, e enfraquecem o músculo do coração e diminuindo a sua capacidade de bombear o sangue de forma eficiente, dificultando assim a irrigação e oxigenação do corpo.


Um comentário:

  1. O paciente pode estar no momento com uma arritmia cardíaca( Fibrilação atrial, taquicardia supraventricular ou ventricular) e causando baixo débito cardíaco( hipotensão arterial) e pouca irrigação ou oxigenação cerebral! Porém existe outras causas: Stress, ansiedade, labirintite, etc.

    ResponderExcluir