Varizes: Causas e Tratamentos


As varizes desenvolvem-se quando o sangue venoso (nas veias), que regressa do coração através das veias, não é bombeado por este. O sangue é ejectado do coração pelo sistema arterial e encaminhado para todas as partes do corpo. Ao regressar, este sangue é empurrado pela contração e dilatação dos músculos.

Centímetro a centímetro, o sangue chega às extremidades, depois volta ao coração e aos pulmões para se oxigenar e recomeçar a alimentar todo o organismo. Nas veias, estão incorporadas várias válvulas. À medida que uma região se enche de sangue, a válvula sob esta região fecha e a válvula sobre a mesma região abre. O sangue é encaminhado para a região seguinte através de movimentos musculares.

Em caso de varizes, as válvulas têm fugas, o que faz com que o sangue se acumule lentamente, num reservatório inferior. Daí resulta o aumento de volume das veias e, consequentemente, o aparecimento de veias azuis nas pernas.

Sintomas das Varizes 

  • Dores nas pernas;
  • Sensação de peso nas pernas;
  • Pés ou tornozelos inchados;
  • Cãibras nas pernas durante o sono; 
  • Uma alteração da cor da pele; 
  • Vermelhidão e erupções nas pernas; 

Causa das Varizes:

 - Uma pessoa pode ter uma predisposição genética, o que faz com que tenha válvulas fracas ou veias fracas. 
 - Ferimentos na região. 
 - Uma tromboflebite pode danificar as válvulas e as paredes das veias. 
 - Gravidez. 
 - Obesidade. 
 - Tumores. 
 - Roupas demasiado apertadas, mais concretamente meias cuja parte superior termina numa faixa elástica. 
 - O envelhecimento, que provoca uma deterioração da resistência e da elasticidade dos músculos na região. 
 - Estar de pé ou sentado durante longos períodos de tempo pode provocar uma diminuição da circulação sanguínea. 
 - A obstipação causa pressões nas veias das pernas. 
 - Ficar durante muito tempo na sanita pode interromper a circulação na parte de trás das pernas. 

Tratamentos para Varizes

 - Meias para varizes ou meias de descanso. Estas meias obrigam o sangue a penetrar nas veias mais profundas. 
- Escleroterapia: Esta terapia consiste em injetar uma solução especial para obliterar uma secção da veia. 
- Cirurgia: A intervenção consiste em retirar as veias. 
- Quando uma região é obliterada cirurgicamente ou por meio de injeções, as veias à superfície são as que são tratadas. A grande safena, que é a veia interior, é responsável pela circulação nas pernas. 
- Vasodilatadores. 
- Medicamentos para fluidificar o sangue. 


Problemas associados aos tratamentos para Varizes:


As meias para varizes, ou meias para descanso, devem estar perfeitamente ajustadas para exercer pressão nos pontos adequados.

A pessoa que sofre de varizes pode ser alérgica à solução que lhe é injetada nas veias. A escleroterapia regista uma elevada taxa de insucesso e pode provocar manchas acastanhadas na pele, que podem ser permanentes.

Os efeitos secundários da cirurgia são um enfraquecimento do sistema imunitário provocado pela anestesia e risco de contrair outras doenças ou infecções durante o internamento hospitalar.

Os vasodilatadores fazem subir a pressão arterial, o que pode sobrecarregar o coração já debilitado.

Quando as pessoas, que tomam medicamentos para fluidificar o sangue, não são cuidadosamente vigiadas por um médico, o seu sangue pode tornar-se demasiado claro, o que pode provocar hemorragias e até mesmo a morte.Remédios Naturais para as Varizes

As pessoas obesas que sofrem de varizes devem perder peso. O melhor regime alimentar para estas pessoas é uma dieta rica em proteínas e pobre em hidratos de carbono. Veja o capítulo sobre a Obesidade.

Elimine o açúcar e a gordura da sua alimentação, que tornam o sangue mais espesso e podem causar pressões inúteis nas válvulas das veias.

Adopte uma alimentação rica em fibras para prevenir a obstipação. Consuma, nomeadamente cereais integrais, farelo, fruta com casca, legumes, feijão seco e raízes ricas em hidratos de carbono complexos (por exemplo, os legumes-raízes, nozes e sementes).

Os níveis elevados de colesterol e de triglicéridos tornam o sangue mais espesso, sujeitando as válvulas das veias a um stress supérfluo. Por conseguinte, é absolutamente necessário diminuir os níveis de colesterol e de triglicéridos. Consulte o capítulo sobre Colesterol.














0 comentários: