Os benefícios do Chimarrão


Segundo diversas pesquisas na área da nutrição, fisiologia e medicina a erva-mate apresenta em sua constituição química muitas vitaminas do complexo B, a vitamina C, a vitamina D e sais minerais, como cálcio, manganês e potássio.  Nas folhas da erva-mate encontramos alcaloides (cafeína, teofilina, teobromina etc.), ácidos fólicos e cafeico (taninos), proteínas (aminoácidos essenciais), glicídios (frutose, glucose, sacarose etc.), lipídios (óleos essenciais e substâncias ceráceas), além de celulose, dextrina, sacarina e gomas.

É digestiva, um moderado diurético, estimulante das atividades físicas e mentais, auxiliar na regeneração celular, elimina a fadiga, é um estimulante natural que não tem contraindicações se não consumida em excesso, é vasodilatador, atua sobre a circulação acelerando o ritmo cardíaco, auxiliar no combate ao colesterol ruim (LDL), graças a sua ação antioxidante, é rica em flavonoides (antioxidantes vegetais) que protegem as células e previnem o envelhecimento precoce, tendo um efeito mais duradouro pela forma especial como se toma o mate, previne a osteoporose, fortalecendo a estrutura óssea graças ao Cálcio e as vitaminas contidas na erva-mate, contribui na estabilidade dos sintomas da gota (excesso de ácido úrico no organismo), é rico em fibras que contribuem para o bom funcionamento do intestino , auxiliar em dietas de emagrecimento, atua beneficamente sobre os nervos e músculos, regulador das funções cardíacas e respiratórias. Mas o consumo do chimarrão também esta relacionado com alguns problemas como perda de memória como sugere uma pesquisa realizada pela UPF. 

De acordo com uma pesquisa recente da UFRGS indica que substâncias presentes na erva- mate podem causar câncer de esôfago. O consumo da bebida muito quente pode levar a lesões na parte interna da boca e da garganta, o que também pode favorecer a formação de tumores (câncer de esôfago).  Além disso, também pela temperatura, há a possibilidade de lesão nas papilas gustativas, causando uma perda parcial do paladar. Diminui a absorção de ferro, devendo ser evitada por pessoas com anemia.

Pode também aumentar a pressão, devendo ser evitada por hipertensos. Câncer de garganta e o tumor no esôfago, ou câncer de garganta pedem ser consequência das altas temperaturas da água. De qualquer forma uma roda do bom e velho chimarrão, acompanhado de algumas guloseimas ou simplesmente de bons amigos sempre cai bem. Então evite exageros relacionados ao chimarrão assim como de qualquer outra coisa, afinal, tudo que é demais faz mal.




 

0 comentários: