Receita de Sopa saudável para o inverno.



Prato típico do inverno, a sopa é muito mais do que uma refeição quentinha que dá aquela sensação de conforto e bem-estar. Se preparada corretamente, ela fornece boa parte dos nutrientes que o seu corpo precisa. Confira a seguir algumas dicas sugeridas por duas nutricionistas e uma chef para aumentar o valor nutricional da sua sopa:

Temperos prontos - Eles podem até ser práticos, mas têm pouquíssimos nutrientes. Segundo explica a nutricionista Daniela Cyrulin, de São Paulo, "tanto os caldos quanto os temperos prontos têm grande quantidade de sódio e gordura, podendo agravar doenças cardiovasculares". Portanto, vale a pena gastar alguns minutinhos a mais no preparo e no cozimento para que a sopa fique realmente nutritiva.


Valor nutricional dos ingredientes - "É inevitável que alguns vegetais percam parte de seu valor nutricional ao serem adicionados à água fervente da sopa", conta Amanda Epifanio Pereira, nutricionista do Citen (Centro Integrado de Terapia Nutricional). Por isso, é fundamental não desprezar o caldo, que concentra boa parte dos nutrientes.

Outra dica que a nutricionista sugere é evitar preparar sopas cremosas à base de leite com carne. Isso porque o cálcio presente no leite interage com o ferro da carne, formando um complexo que o corpo humano não consegue absorver.


Sopas para bebês - Sopas são pratos típicos da dieta do bebê. Por isso, evite bater tudo no liquidificador, fazendo com que os ingredientes percam parte de seus nutrientes. A chef de cozinha e professora de gastronomia Cristine Maccarone sugere outro método: "O ideal é que a sopa seja passada pela peneira, pois ela continuará contendo pedaços sólidos e ainda estimulará a mastigação da criança".



Modo de preparo:

De acordo com a chef Cristine, bater alimentos no liquidificador faz com que eles percam parte de suas fibras. A porcentagem não é alarmante, mas, afinal, não custa nada evitar.

Por outro lado, não adianta sair picando tudo de qualquer jeito. A nutricionista Amanda alerta que quanto menor o tamanho dos alimentos, mais nutrientes eles perdem para o caldo. Assim, ela sugere que os legumes sejam cortados em pedaços maiores para poupar alguns nutrientes e as carnes em pedaços pequenos para melhorar a qualidade do caldo da sopa.


Congelamento - Há pessoas que preparam sopas em larga escala e aproveitam para congelar o que não consumiram no mesmo dia. O problema é que as etapas de congelamento e descongelamento da comida fazem com que ela vá perdendo seus nutrientes a cada novo processo.

Ainda assim, convenhamos, poucas pessoas têm tempo e disposição para preparar um novo prato todos os dias. É aí que vem a boa notícia. "Mesmo após o descongelamento, o valor nutricional da sopa permanece superior aos dos pratos prontos congelados, sopas industrializadas e fast-food", explica a nutricionista Amanda Epifanio.

Uma dica para evitar uma perda significativa do valor nutricional da sopa é congelar o que sobrou em pequenos potes que contenham o equivalente ao que você consome em uma refeição. Assim, o que for esquentado será utilizado de uma só vez.


Ingredientes mais que bem-vindos - Sopas bastante nutritivas devem conter itens de todos os grupos alimentares: proteínas magras, como peito de frango e peixe; carboidratos, como batata e macarrão; verduras e legumes, como lentilha e ervilha; grãos integrais e cereais, como arroz e aveia; e temperos, como salsão, para diminuir a inclusão de sal.

Sopa milagrosa - Algumas sopas têm ingredientes que contribuem no combate a gripes e resfriados, conta Daniela. Uma delas é a canja de galinha. Isso porque, ao ser aquecida, a carne de galinha libera um aminoácido parecido com o princípio ativo usado em xaropes expectorantes, ajudando na fluidificação e na eliminação do catarro

É bom evitar - Alguns alimentos podem até dar um toque saboroso à sopa, mas, se possível, devem ser evitados. Dois deles são queijos e creme de leite. "Eles adicionam gorduras saturadas, que são maléficas, diminuem o valor nutricional do prato e ainda aumentam as suas calorias", alerta Amanda.





0 comentários: