Entenda um pouco mais o Lúpus, seus principais Sintomas e tratamento.


O Lúpus é uma doença auto imune que afeta vários órgãos e sistemas do corpo. Nela, os anticorpos, que deveriam combater doenças, atacam as próprias células do corpo e isso pode trazer sérias complicações. Mas, apesar disso, quando o indivíduo é devidamente tratado, pode levar uma vida normal.

A doença é mais comum em mulheres, tem forte traço genético e um dos seus sintomas é frequentemente diagnosticado entre os 10 e os 40 anos de idade. 

Os sintomas do lúpus incluem:





Alimentos que ajudam quem possui Lúpus:

Os alimentos adequados para quem possui lúpus são os alimentos anti-inflamatórios, como:

  • Salmão, atum, bacalhau, arenque, cavalinha, sardinha e truta pois são ricos em ômega 3.
  • Chá verde, alho, aveia, cebola, brócolis, couve-flor e repolho, semente de linhaça, soja, tomate e uva, pois são antioxidantes
  • Abacate, laranja azeda, limão, tomate, cebola, cenoura, alface, pepino, nabo, couve, germinados, beterraba, lentilha, pois são alimentos alcalinizantes.


Além disso, recomenda-se investir nos alimentos biológicos, integrais e beber bastante água todos os dias.

As mulheres portadoras da lúpus podem engravidar, mas, para isso, devem seguir corretamente as recomendações do médico e esperar pelo período de remissão das crises, para então iniciar as tentativas de engravidar. Mesmo assim, ela pode ter mais dificuldade em engravidar do que uma mulher que não seja portadora da doença e o risco de aborto espontâneo é maior para elas. 

Recomenda-se aos pacientes com lúpus não consumir bebidas alcoólicas, não fumar, não expor-se ao sol e não tomar anticoncepcionais orais, pois podem dar início a uma nova crise da doença. A prática de atividade física tem-se mostrado benéfica no período entre crises. Pacientes diagnosticado com Lúpus Eritematoso Sistêmico não podem tomar vacinas que contenham vírus vivo.

0 comentários: