Conheça a alimentação ideal para quem sofre de Reumatismo

Na dieta para reumatismo é importante diminuir o consumo de carnes em geral porque elas podem levar o acumulo de ácido úrico no sangue e isto poderia aumentar as dores nas articulações. Por isso indicamos abaixo algumas orientações úteis:

O que comer em caso de reumatismo

Em caso de reumatismo aconselha-se comer alimentos que proporcionam uma alimentação saudável, isto é, completa, equilibrada e variada, mas deve-se dar preferência ao consumo de alimentos ricos em:
  • Ômega-3 como atum, sardinha e semente de chia porque eles possuem propriedades anti-inflamatórias, e
  • Vitaminas e minerais antioxidantes que fortalecem o seu sistema imunológico como a vitamina A e selênio como cenoura, óleo de fígado de bacalhau e castanha do Pará.

Além disso é muito importante aumentar o consumo de água para cerca de 3 litros por dia e fazer exercícios físicos regulares sob orientação do educador físico ou fisioterapeuta para evitar a progressão da doença e diminuir o risco de lesões.

O que não comer em caso de reumatismo

Em caso de reumatismo não se deve comer alimentos que aumentem o ácido úrico no sangue. Deste modo deve-se evitar:
  • Molhos, caldos de carne, canja, extratos de carne;
  • Carne, vísceras, frango e outras carnes de animais jovens como cabrito, leitão e vitela;
  • Mariscos, anchovas,  peixes gordos;
  • Espargos, feijão, lentilhas, couve flor, cogumelos, e
  • Bebidas alcoólicas.
Estes alimentos devem ser evitados mas não devem ser excluídos da dieta pois também são fontes importante de vitaminas como o ferro, que quando é consumido de forma insuficiente pode causar anemia. Por isso aconselha-se o consumo de carnes cerca de 2 ou 3 vezes por semana e investir no consumo de alimentos ricos em ferro de origem vegetal como melaço, uva-passa e folhas de beterraba. 
O reumatismo corresponde a um conjunto de doenças que provocam dor e inflamação nas articulações, músculos e ossos como a artrite e a gota, por exemplo. Quem sofre com esta doença deve dar prioridade ao consumo de legumes e frutas pois eles fornecem nutrientes importantes para uma boa manutenção da saúde.

0 comentários: