Descobri que sou hipertenso e agora?


Vamos lembrar que você não é o único, atualmente um em cada três adultos sofre de hipertensão arterial, ou pressão alta no mundo, uma condição que causa cerca de metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu relatório anual sobre estatísticas sanitárias. 

O que é a Hipertensão?

Hipertensão, usualmente chamada de pressão alta é quando a pressão arterial, sistematicamente fica igual ou maior que 14 por 9. A pressão se eleva por vários motivos, mas principalmente porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.
Para controlar a pressão alta, é importante fazer uma dieta com pouco sal, praticar exercícios físicos moderados, medir semanalmente a pressão arterial e deixar de fumar, se for o caso. Evitar ambientes estressantes e manter o peso ideal são outros fatores importantes para manter a pressão dentro do limite ideal.

A pressão alta costuma ser uma doença crônica que merece uma atenção especial, pois é silenciosa e somente mostra sintomas quando atinge valores muito altos, o que pode ser altamente perigoso para o organismo. Tontura, enjoo e visão turva são os principais sintomas de quem está com a pressão alta.

Para não correr este risco, recomenda-se um tratamento caseiro bastante eficaz, que é o suco de laranja com berinjela. Deve-se bater no liquidificador meia berinjela com 1 copo de suco natural de laranja e coar a seguir. É recomendado bebê-lo todas as manhãs, no café da manhã.

Um estudo publicado no jornal da American Heart Association concluiu que trocar alimentos ricos em carboidratos, como bolos e pães, por alimentos à base de soja auxilia no combate a pressão alta, diminuindo seus valores gradativamente.




0 comentários: