Ouvir música faz bem ao coração



É o que garante um novo estudo apresentado no congresso anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Amsterdã. De acordo com o estudo, a música ajudou na recuperação de pacientes com problemas cardíacos. Além disso, segundo os cardiologistas responsáveis pela pesquisa, qualquer pessoa pode melhorar a saúde do próprio coração ouvindo música.

Para realizar o estudo, os médicos dividiram 74 pacientes com problemas cardíacos em três grupos. Dois deles receberam aulas de ginástica por três semanas. Desses dois, um recebeu ordens para ouvir qualquer tipo de música durante uma hora por dia. O terceiro grupo não fez qualquer tipo de exercício, mas também ouviu música. O grupo que se exercitou e ouviu música melhorou sua capacidade aeróbica em 39%, além de mostrar mudanças positivas com relação a seus problemas cardíacos.

Enquanto isso, o grupo que apenas se exercitou melhorou sua capacidade em 29%, e o grupo que apenas ouviu música ainda assim melhorou sua capacidade aeróbica em 19%. Segundo disse ao jornal britânico "Telegraph" a professora Delijanin Ilic, do Instituto de Cardiologia da Universidade de Nis, na Sérvia, não importa que tipo de música você ouça desde que seja do seu agrado. "Quando ouvimos alguma música que apreciamos, nosso cérebro produz endorfina e isso ajuda nossa circulação. Não há um tipo de música que seja 'melhor'. O que importa é que a pessoa goste da música e ela a deixe feliz."





0 comentários: