Dar risada é o melhor remédio pra saúde.

Rir é o melhor remédio porque quando o indivíduo ri, seu organismo:

  • Produz e libera uma maior quantidade de endorfina, substância analgésica que aumenta a tolerância à dor;
  • Melhora o fluxo sanguíneo, diminuindo o esforço do coração e
  • Liberta o estresse acumulado e as emoções dolorosas, e de medo.
Pesquisa revela porquê rir é o melhor remédio, segundo os pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra,  mas todos estes benefícios só existem quando trata-se de um riso de felicidade e de euforia. O riso social, por vergonha, embaraço ou por educação, não tem o mesmo efeito.Com base em estudos como este é que foi criada uma terapia chamada risoterapia ou terapia do riso, também conhecida por yoga do riso. Ela serve para tratar emoções, e ensina adultos, jovens e idosos a rir-se todos os dias, de situações do quotidiano e diante dos seus próprios problemas.
Através da risoterapia o indivíduo aprende ainda a superar problemas e a encarar o mundo de uma outra maneira, sendo mais tolerante consigo mesmo.
O riso faz com que o indivíduo tenha uma descarga de hormônios na corrente sanguínea proporcionando bem estar físico e emocional. E é este bem estar que favorece a tomada de decisões corretas e facilita a cura de diversas doenças.
E para tirar proveito desta descoberta científica, basta aproveitar diversos momentos do dia a dia para sorrir, e se possível dar uma boa gargalhada. Uma boa forma é assistir um filme de comédia, uma peça de teatro cômica, ver imagens ou fotografias engraçadas ou que tragam boas lembranças.


Referência Bibliográfica

DUNBAR RIM; BARON R; FRANGOU A; PEARCE E; LEEUWIN EJCV; STOW J; PARTRIDGE G; MacDONAL I; VUGT M. Social laughter is correlated with an elevated pain threshold. Acesso em Mar. 2012.

0 comentários: