10 Passos para uma Alimentação Saudável

Quais são os 10 passos para uma alimentação saudável?
Sociedade Brasileira de Hipertensão, em conjunto com Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde e demais entidades parceiras, estabelecem como ter uma alimentação saudável para os portadores de hipertensão arterial e diabetes

Com o intuito de estimular uma alimentação saudável, uma vez que para hipertensos a alimentação adequada faz parte do tratamento, a Sociedade Brasileira de Hipertensão discute com entidades governamentais e sociedades médicas, o melhor caminho para que o paciente possa atingir bons hábitos alimentares.

10 passos para uma alimentação saudável:


1. Estabeleça horários para as refeições distribuindo-as em 5 a 6 refeições / dia. Não pule as refeições, assim você não ficará sem se alimentar por muito tempo e evitará comer “dobrado”. 

2. Consuma tipos variados de legumes, verduras e frutas. Use sempre aqueles de coloração intensa como os verdes escuro e amarelo. 

3. Escolha alimentos ricos em fibras: verduras, frutas e legumes, leguminosas (feijões), cereais integrais como arroz, pão e farinhas (aveia, trigo etc). 

4. Evite os alimentos ricos em açucares como doces, refrigerantes, chocolates, balas e outras guloseimas. 

5. Consuma pouco sal de cozinha; evite alto teor de sal, temperos prontos e alimentos industrializados. Prefira ervas (salsa, coentro, cebolinha e orégano), especiarias e limão para tornar as refeições mais saborosas. Habitue-se a não usar o saleiro à mesa. 

6. Diminua o consumo de gordura:


7. Diminua a quantidade de manteiga e margarina que você consome. Evite frituras e alimentos industrializados que contém gordura vegetal hidrogenada entre seus ingredientes (ler no rótulo). 

8. De preferência para: leite desnatado, queijos brancos, carnes magras e alimentos preparados com pouco óleo e gorduras. 

9. Se possível, dê preferência à grelhados e cozidos no lugar das frituras 
Pare de fumar e modere a quantidade ingerida de bebidas alcoólicas. 

10. Beba água! 

Tenha uma alimentação saudável e uma atividade física moderada e regular. Assim você terá um peso adequado que também é importante para o controle da Diabetes e Hipertensão. 




0 comentários: