A diferença entre o diet, light e zero.




O papel do açúcar (sacarose) na dieta recebeu atenção em meados dos anos 60, nos Estados Unidos, devido a elevação da prevalência de doenças atribuídas ao consumo excessivo do açúcar em alguns segmentos da população, entre elas: doenças coronarianas, obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras.

O açúcar é um alimento calórico e sem nenhum valor nutricional, fonte das chamadas “calorias vazias”. Além disso, sua rápida digestão provoca elevação nos níveis de glicemia e otimiza o depósito de gordura nas células, além de propiciar o aparecimento de cáries, e portanto seu consumo deve ser limitado.

Órgãos de saúde orientam que sua ingestão não deve ultrapassar 10% do consumo calórico total diário.

Importante ressaltar que o consumo de alimentos industrializados que já contêm açúcar também fazem parte deste cálculo.

A diferença:

DIET:


O alimento Diet é formulado para atender dietas com necessidades especiais e que exijam restrição de algum nutriente, como açúcar, gordura, carboidrato, sódio, glúten, entre outros. Para um produto ser considerado Diet, deve ser retirado 100% de pelo menos um dos ingredientes presentes na composição de um produto convencional.

LIGHT


Alimentos com pelo menos 25% de redução de um ou mais componentes presentes na composição de um produto convencional. Esta redução pode ser de açúcar, gorduras, colesterol, sódio, entre outros.

ZERO


Assim como o alimento Diet, possui a exclusão total de algum componente, e pode ser Zero Açúcar, Zero Gordura, Zero Sódio, entre outros. Quando um alimento é Zero por isenção de açúcar, pode ser consumido por portadores de diabetes.








0 comentários: