CUIDADOS COM O CORAÇÃO NO VERÃO



No início do ano sempre vem à tona a preocupação com a saúde e a vontade de mudar os hábitos. Realmente esse é um bom período para fazer um check-up e repensar alguns excessos cometidos. “Pessoas acima de 40 anos ou que tenham histórico familiar de doenças cardíacas precisam realizar uma avaliação clínica para verificar os níveis de colesterol e a pressão arterial, além de exames como eletrocardiograma, teste ergométrico e ecocardiograma para avaliar o seu ritmo cardíaco e a sua capacidade física”, salienta Dr. Marcelo Queiroga, presidente da SBHCI - Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.

Já para aqueles que têm mais de 30 anos o médico sugere um check-up a cada dois anos. “Também é importante no período do verão ter uma alimentação balanceada, rica em vegetais, verduras e carnes magras, deixando de lado frituras e alimentos ricos em gorduras e muito açúcar”, explica o médico.

Além desses cuidados com a alimentação é muito importante o consumo de água para diminuir o risco de desidratação e também a prática de exercícios físicos. “Com a proximidade do Carnaval e como janeiro e fevereiro são meses de férias e de muito calor, as pessoas abusam muito no consumo de bebida alcoólica. Minha orientação é o consumo consciente e também saber sempre alternar o drink com um copo de água para evitar a desidratação”, orienta Dr. Queiroga. 

Dicas para manter a saúde do Coração


- Tomar uma vez por dia chá verde, que tem componentes que ajudam o metabolismo;

- O verão é uma boa época para o consumo de peixes que são ricos em proteínas e têm baixas calorias. Os mais indicados são o salmão, truta e bacalhau porque estão associados à redução da incidência de doenças cardiovasculares;

- Beber bastante água durante os treinos na academia. Se possível a cada 20 minutos de exercícios físicos;

- Para recuperar a energia após os exercícios físicos tomar vitaminas de frutas, água de coco e sucos naturais;

- Ter pelo menos 6 horas de descanso todas as noites.

- Praticar exercícios físicos pelo menos duas vezes por semana. As caminhadas podem ser antes ou após o expediente do trabalho.






0 comentários: