OS PERIGOS DO SAL


Sem ele for colocado em excesso não conseguimos comer, se esquecemos de colocar a comida fica intragável. Um dos inimigos da alimentação e o queridinho dos brasileiros o cloreto de sódio o famoso sal de cozinha é considerado cada vez mais o vilão da boa alimentação.

POR QUE?

Muitos especialistas acreditam que o sal de cozinha está relacionado a vários problema de saúde atuais entre eles a hipertensão. O sal age no nosso corpo sal afetando a retenção de líquidos.

POR QUE O CONSUMO DE SAL AUMENTOU?

Os principais fatores que levaram ao aumento no consumo  de sal é o estilo " inadequado" que levamos hoje, aumento no consumo de fast food, compra de comida industrializada, ficamos acostumados a ter tudo pronto e esquecemos como realmente fazer comida. 

Não preparamos mais o tempero da carne, nem da salada, hoje a salada vem no pote e a carne pré-pronta.

Passamos mais tempo hoje fora de casa do que dentro dela, comemos o que temos a disposição e não nos preocupamos em fazer comida por que já temos tudo pronto, só colocar na panela.

No entanto, tudo isso tem seus prós e contras, podemos achar que a comida fica melhor com sal e do outro lado sofrer com problemas como:

HIPERTENSÃO INFANTIL


Uma das doenças do chamado tempos modernos é a hipertensão infantil, devido ao conhecimento das novas geração e o estilo de vida inadequado que elas tem levado, muitas crianças em idade escolar estão sofrendo de hipertensão, isso está acontecendo por que nossas crianças estão deixando de fazer atividades físicas regulares e estão ingerindo mais sal e gordura.

INCHAÇO


Outro problema causado pele ingestão desenfreada de sal são os inchaços. Quem diz que mulher fica inchada só quando está gravida está errado, o consumo exagerado de sal pode levar nosso corpo a inchar, pois ele acaba causando a retenção dos líquidos no organismo.
Para evitar essa situação desconfortável médicos e especialistas recomendam a diminuição de comidas industrializadas, fast food, embutidos e que precisam de conservantes.

MAS AFINAL, O QUE EU POSSO FAZER PARA DIMINUIR A INGESTÃO DE SAL?

Você deve estar pensando como eu, que sua comida vai ficar sem gosto, no entanto é o contrário. Felizmente vivemos em um país com grande variedade de temperos naturais que podem muito bem substituir o sal e deixar a sua comida muito mais saborosa e atrativa ao olhos.
  • Cebola e Alho:
São ingredientes usados "básicos" em qualquer prato. Além de terem um preço relativamente baixo e ser fácil de encontrar fazem um grande bem ao nosso corpo.
  • Manjericão:
 Além de muito gostoso e ficar ótimo em pratos como saladas, molhos e massas o manjericão faz muito bem ao nosso coração ajuda nosso sistema cardiovascular e melhora aqueles burburinhos do estômago. 

Dica: Se usado em grande quantidade (não  o necessário para que ele amargue a comida), o manjericão é um ótimo antigripal.





0 comentários: