Tudo o que você gostaria de saber sobre: M.A.P.A




Cada vez mais os médicos incentivam ao pacientes a realização de "Check Up", ou seja, visitas anuais ou periódicas ao médico para realização de exames de rotina. E cada vez mais, estamos vendo os médicos pedirem não só exames conhecidos hemograma completo, como também estamos vendo alguns nomes novos como o exame de M.A.P.A (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) que nada mais é que um exame de pressão 24h.

Por que meu médico pediu um M.A.P.A 24h?

O M.A.P.A 24h é utilizado normalmente para medir a pressão arterial do paciente ao longo do dia, normalmente por que durante esse período passamos por inúmeros eventos, como: estresse do trabalho, transporte público e  até mesmo horas na frente do volante diante do trânsito das grandes cidades acaba nos afetando.

Como é feito o exame?

No dia e horário marcado pelo seu médico, será feita a instalação do aparelho de mapa juntamente com a braçadeira, o aparelho deve ficar com você pelo período de 24h. Normalmente o aparelho fica pendurado ao lado do corpo do paciente por um cinto ou por um bolsa.
Depois de colocado o monitor ambulatorial dependendo de como o médico solicitou no exame a cada 15, 20 ou 30 minutos o aparelho irá realizar a monitorização da pressão do paciente por meio de uma leve pressão no braço onde está instalado a braçadeira, nesse momento é aconselhável que o paciente permaneça calmo e não faça movimentos bruscos para que não de erro no exame. 

Cuidados durante o exame:

É imprescindível que o paciente mantenha sua rotina diária normal, no entanto, é necessário tomar alguns cuidados para evitar problemas:


  • Evite realizar atividades físicas ou movimentos muito bruscos, durante o exame;
  • Evite retirar o equipamento do corpo;
  • Evite dobrar, torcer ou retirar a braçadeira ou qualquer outro acessório;
  • Evite tomar banho durante o exame.
Com relação ao banho é aconselhado sempre que o mesmo seja realizado antes do exame, outra indicação é quanto ao uso de medicamentos, caso você tome algum tipo de remédio regularmente procure anotar em um caderno o nome e o horário que tomou para poder informar para não ocorrer erros.



Fonte: http://www.minhavida.com.br/saude/materias/11903-conheca-os-exames-que-ajudam-a-deixar-seu-coracao-em-ordem
Fonte: http://www.tuasaude.com/exame-de-m-a-p-a/
Fonte: http://www.einstein.br/Hospital/cardiologia/exames-e-testes-diagnosticos/Paginas/monitorizacao-ambulatorial-da-pressao-arterial.aspx

0 comentários: