Tudo o que você gostaria de saber sobre: HOLTER



O que é o Holter?

O Eletrocardiograma dinâmico se obtém ao se fixar alguns eletrodos (peças metálicas banhadas por sais de prata ou ouro, que são conectados através de fios elétricos) externamente no seu tórax com fita adesiva antialérgica. Esses eletrodos estão conectados em um gravador especial que permite a gravação da atividade elétrica do coração (eletrocardiograma), de maneira contínua, por 24 horas, com memória onde será descarregado num sistema que permite analisar os sinais eletrocardiográficos e imprimi-los em papel para análise do médico.

Para que serve o Holter?

Exame que diagnostica a presença de arritmias e orienta o tipo de medicação a ser empregado. Permite avaliar alterações do registro cardíaco durante a sua atividade diária normal e a correlacionar com eventuais sintomas referenciados pelo paciente (ex: palpitações, tonturas ou perda da consciência).

Preparos para o uso do Holter:

- Tomar banho antes de realizar o exame; 

-Usar roupas leves (blusa ou camisa folgadas) para facilitar a colocação dos eletrodos no tórax. Lembramos que você não deve passar nenhum creme no corpo;

- Deixar o médico ciente de suas medicações;

- Você receberá um formulário (Diário do Paciente) no qual deverá ser anotadas suas atividades mais importantes, por exemplo: andar, assistir TV, dirigir, almoçar, jantar, trabalhar sentado, trabalhar em pé, tomar medicamento, estado psicológico ou de humor, etc. anote sempre colocando o início e o fim de cada atividade na coluna de "Atividade". Caso você apresente algum sintoma, por exemplo: dor no peito, dor de cabeça, tontura, palpitações, zumbido no ouvido, dor na nuca, etc. anote sempre marcando o início e o fim do sintoma na coluna de "Sintomas".;

- Dessa forma o Holter possui um dispositivo que pode ser acionado caso o paciente sinta alguma dor, que registrara o momento em que ocorreu para que fique constatado no  momento da análise do exame.

Como se comportar enquanto estiver com o Holter:

- Não mexa no gravador pois pode implicar na alteração do exame.
- Não puxe os eletrodos nem os cabos danifica e causa alteração no procedimento do exame.
-Não tome banho nem molhe o aparelho, pois pode danificá-lo.

Procedimentos do exame:

O tórax é higienizado com álcool e os eletrodos são ligados através de fios ao aparelho que será transportado à cintura. Durante as 24 horas ou mais dependendo do caso, a pessoa deve seguir sua rotina normal. Após esse período o equipamento deverá ser retirado pelo médico e entregue o diário dos sintomas. O Holter é habitualmente analisado por um técnico com o auxilio de um programa de computador e revisto pelo cardiologista.

Quanto tempo demora? 
O Holter demora aproximadamente 10 a 15 minutos para a instalação e cerca de 5 minutos para removê-lo. O relatório pode demorar alguns dias a ser elaborado.

Este exame comporta riscos?
É um exame completamente seguro sem qualquer risco. Alguns doentes são sensíveis ao adesivo dos eletrodos mas não é habitual haver reações alérgicas importantes.

A correta interpretação dos resultados.
O resultado de qualquer exame, para ser corretamente interpretado, deve ser relacionado com uma série de outros dados que só o seu médico possui. Desse modo, qualquer dúvida em relação ao resultado do exame, deve ser solucionada com o médico que o solicitou.

 

 


0 comentários: