Como ter sua própria Horta em casa!

Alecrim, manjericão, pimenta, salsinha, alho, cebola, cebolinha, tomate cereja, hortelã. Ufa! Cansou?
Sabe todos esses temperos e ervas que você só vê quando vai na casa da vó, aqueles que você vê ela colhendo, escolhendo a dedo colocando na panela e mesmo que você compre igual no mercado nunca parece ficar do mesmo jeito. Então, temos um segredinho pra você, que tal manter um horta igual da sua avó? 

Ai você vai me falar, não tenho espaço, nem quintal, não tenho tempo pra ficar cuidando, isso e várias outras coisas. Foi pensando assim que nós separamos algumas dicas de como montar uma horta caseira pra você, algo estiloso, fácil de ser manuseado, que não precisa ficar tendo todo aquele trabalho que você via sua avó tendo com a horta dela. E ainda mais, dá até pra chamar ela pra comer direto da sua horta que tal?

1. Passo: Escolha o local onde ira ficar a sua horta, pense no clima do ambiente onde irá colocar a sua horta, luz, vento, depois procure no que irá montar sua horta. Algumas ideias bem legais é montar a sua horta na varanda, no parapeito da janela, além de te ajudar a ter alimentos mais saudáveis em casa também é um ótimo artigo de decoração.

2. Passo: Escolha o recipiente onde irá montar a sua horta, pode ser vaso de planta, bule de café antigo, lata de alumínio (No caso do bule, das latas de alumínio e até mesmo outros recipientes que você observar que não tem como escoar a água, procure fazer cinco furinhos na parte inferior) , depois é só usar a sua criatividade e decorar.
     3. Passo: Prepare o solo, misture um pouco de terra adubada (Esse tipo de terra você encontra facilmente em casas de jardinagem e algumas floriculturas) com algum composto orgânico (húmus de minhoca) ou você também pode fazer aquela velha receita da vovó de misturar casca de frutas, de ovo, com a terra. O legal disso tudo é que além de você reaproveitar algo que iria para o lixo ainda vai deixar seu alimento mais rico de vitaminas e minerais.
     4. Passo: Coloque a terra já preparada no vaso, logo após com muito cuidado coloque as sementes ou a muda que você escolheu para montar a sua horta. Uma dica: Não pressione muito a terra, ao cobrir a semente ou a raiz da muda evite ficar apertando a terra ao redor.
    5. Passo: Ufa, Acabou! Viu como foi fácil?! Agora é hora de verificar, procure ver se você não esqueceu de colocar areia nos vasos e de furar latas e panelas que você escolheu para montar a sua horta, os furos ajudam a drenar a água e evitam que elas "morram afogadas" digamos assim. Outra dica muito legal é regar sua horta pelo menos uma vez por semana para manter a terra sempre úmida e fofinha.

     

0 comentários: