Vish...! Meu colesterol tá Alto. E agora?



Você fez aquele exame de sangue de rotina e o médico falou que seu colesterol está alto e agora? A primeira coisa que você precisa saber é que nem todo colesterol é ruim para a saúde.

Afinal, o que é Colesterol?
No entanto, existe dois tipos de colesterol:

Colesterol é uma substância gordurosa encontrada naturalmente no seu corpo. Ele tem um papel vital na sua saúde, o de manter cada célula do seu corpo funcionado adequadamente. Entretanto, o acúmulo de colesterol no sangue pode aumentar o risco de doenças do coração.

•  HDL: É o que chamamos de colesterol bom para o seu coração. Ela carrega colesterol das suas artérias para o seu fígado, onde é eliminada.

• LDL: QUE é aquele colesterol que é ruim para o seu coração. Ela carrega colesterol do seu fígado para seus tecidos do corpo. Se houver muito LDL, ou colesterol 'ruim' no seu corpo, ele pode se acumular nas células e nas artérias.

Quando temos o colesterol sobe estamos nos prevenindo de doenças relacionadas ao coração como Infarte por exemplo, uma alta taxa de colesterol pode trazer problemas como risco de Derrame Cerebral, além de outras doenças como o mal de Alzheimer.
Para controlar o colesterol algumas pessoas recorrem aos medicamentos, se esquecendo no entanto, que a realização de atividades física e uma alimentação saudável são fatores cruciais para que o seu colesterol seja realmente controlado, caso contrário, somente o uso de medicamentos não irá funcionar 100%.

Pensando nisso separamos uma lista com 5 alimentos que ajudam no controle do Colesterol:

Peixe: Os peixes são excelente fonte de ômega 3, um tipo de gordura boa, encontrada nos peixes de água fria, como salmão, atum e truta. Esse tipo de gordura ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue; reduz o risco de formação de coágulos, além de tornar o sangue mais fluido.
Azeite: O azeite já é familiar para as pessoas que estão tentado buscar uma forma de vida mais saudável, fonte de acido oléico, o azeite ajuda na redução a reduzir as taxas de colesterol e ainda protege contra outras doenças cardíacas.
Chocolate Amargo: Quem disse que comer chocolate faz mal ao coração? O chocolate amargo aquele 70% cacau ou mais é um ótimo pedido quando o assunto é colesterol. Além de ajudar a satisfazer aquela nossa necessidade por "um doce" ainda ajuda a diminuir a substância LDL no sangue.
Laranja: Além de ser fonte de várias vitaminas necessárias para o nosso corpo, e ajudar na prevenção de doenças como gripes e resfriados, a laranja também ajuda na diminuição da substância LDL.
Vinho: Quem não gosta de um bom vinho?! Segundo alguns estudos a ingestão moderada de vinho (uma ou duas doses) por dia, ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom no sangue o HDL.















0 comentários: