Por que realizar um Check-Up de anualmente?



No dia Mundial do coração (29/09) resolvemos montar um material sobre os motivos de você nunca esquecer de realizar um check up anual, um dos principais motivos de realizarmos aquela bateria de exames clínicos e de imagem é para vermos como anda o nosso corpo como um todo. No entanto, algumas áreas do nosso corpo também precisam de um cuidado específico e precisam ser tratadas individualmente como o coração, a cabeça.


Para quem não sabe, check-up significa: 

O Check-Up previne e identifica possíveis patologias por meio de um mapeamento completo da saúde do paciente. É um serviço personalizado, que leva em conta o histórico pessoal, hábitos de vida e antecedentes familiares, garantindo assim o diagnóstico preciso e gerando orientações adequadas para uma da melhoria da qualidade de vida.

Muita pessoas esquecem que em determinados momentos da nossa vida, alguns exames se fazem necessários como por exemplo:

  • Mamografia

Os médicos recomendam que em geral deve-se fazer o exame preventivo a partir dos 40 anos de idade, com um intervalo entre os exames de 1 a 2 anos para as mulheres que não possuem histórico familiar de câncer de mama. Se existir um caso na família, como tia, irmã ou mãe, o indicado é realizar o exame todos os anos a partir dos 35 anos de idade, para a prevenção da doença.

  • Urologista:

O exame clínico – com toque renal, se for indicado – são importantes para prevenir do câncer de próstata, de alterações na função erétil e possíveis causas de infertilidade.

  • Cardiologista: 

O check-up cardiovascular é recomendado principalmente para aquelas pessoas que possuem problemas cardíacos como pressão alta, hipertensão, problemas como arritmia, sopro, etc. Um grupo de exames ajudam o médico a avaliar os fatores de risco relacionados com problemas cardíacos e circulatórios, detetando a ocorrência de doenças, como ataque cardíaco ou arritmia, por exemplo. 

  • Neurologista: 

Check-up neurológico é uma abordagem inovadora para avaliar os riscos e a presença de doenças cérebro-vasculares e disfunções cognitivas. Entre os principais objetivos de ir anualmente ao neurologista está a possibilidade do Diagnostico precoce de demências (corticais e subcorticais, incluindo a Doença de Alzheimer), avaliar o risco de Acidente Vascular Cerebral (derrame) entre outras doenças que possam ocorrer.

0 comentários: