Diabetes e o Coração


Segundo pesquisa realizada pelo IBGE em Parceria com o Ministério da saúde até o ano passado o Brasil tinha aproximadamente 9 milhões de diabéticos o que corresponde a 6,2% da população adulta do país, entre as mulheres o caso é mais preocupante, pois apresentaram maior proporções de diagnosticados que os homens.

Para quem não sabe, o diabetes é um dos principais fatores de risco doenças cardiovasculares como infartoAVC ( acidente vascular cerebral), entupimento de veias principalmente nas pernas e pés, além da contribuir na formação de aneurisma.


As doenças cardíacas estão entre as mais frequentes no Brasil, se pudermos evitar o diabetes e outras doenças que possam aumentar as chances de agravamentos ou problemas no coração já será meio caminha andado.

Hoje o risco de um diabético sofrer um infarto é de aproximadamente 40% entre homens e 50% entre as mulheres, outros fatores que deixam os números mais alarmantes é a má alimentação, falta de atividade física e descuido com o tratamento que as pessoas tem. 

Principais Sintomas do Diabetes:
Prevenção e Tratamento:

Uma das coisas mais importantes quando uma pessoa é diagnosticada com diabetes é controlar o nível de glicose no sangue. As medições podem ser feitas através de um pequeno furo no dedo, obtido (monitor de glicemia) ou por meio de bombas de insulina.

É importante seguir as orientações do médico para que as medições sejam feitas nos horários certos, nas condições ideais e na frequência estipulada por ele. Sempre leve o seu monitor e o registro de suas glicemias com você quando for visitar o seu médico, sair com família, ir trabalhar, etc. 
Também é aconselhável consultar uma nutricionista e começar um tratamento de reeducação alimentar, pacientes diagnosticados com diabetes, precisam ter uma dieta balanceada e saudável. Se não tem aquele hábito de se exercitar agora é a hora, caminhada, treinamento funcional, pilates e Yoga, são ótimos treinamentos para quem sofre com diabetes, além de ajudar no condicionamento físico não pedem muito esforço dos músculos a ponto de causar lesões.


0 comentários: