Vamos falar de Câncer de Próstata.

Nós vemos na TV, nos comerciais, anúncios de revista, já comentamos na rua, algumas pessoas já tiveram, outras conhecem alguém que teve, para muitas pessoas não é mais novidade, mas para muitas outras é um assunto que não deve ser comentando, principalmente entre as pessoas com mais idade o preconceito sobre o tema ainda é algo latente.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata no Brasil, no entanto é possível prevenir e evitar a doença. Em muitos casos somente um exame de sangue conhecido como PSA pode ser a salvação, entretanto alguns médicos recomendam que o primeiro PSA seja feito aos 50 anos, para a maioria dos homens, e aos 45 para aqueles que têm histórico de câncer na família.

Tirando a pré disposição genética de algumas pessoas em sofrerem com a doença a também alguns fatores de risco que contribuem para o aparecimento da doença como:
  • Antecedente Familiar - muitas pessoas esquecem que os antecedentes familiares são fatores muito importantes na hora de se prevenir de uma doença. Se você já percebeu que seus tios, primos, avós já tiveram a doença está na hora de consultar um médico e se prevenir. Pacientes com antecedentes familiares principalmente entre parentes de 1° grau como tios, avós e pais, tem o dobro de chance de desenvolverem a doença.
  • Dieta rica em gordura - Pacientes com uma dieta rica em gordura, alimentos industrializados, carne vermelha, sem verduras/legumes e frutas estão entre as pessoas no fator de risco;
  • Sedentarismo e Obesidade - Outro fator de risco está o sedentarismos e a obesidade, ambos estão crescendo cada dia mais no mundo;
  • Taxas de estrogênio - quanto mais a taxa de estrogênio no corpo maior é a chance de desenvolver a doença.
Como é feito o Diagnóstico de Câncer de Próstata?
Para paciente considerados de risco (aqueles com antecedentes familiares), os primeiros exames devem ser realizados a partir dos 40 anos.
Em alguns casos os médicos aconselham a realização dos exames anualmente ou bianualmente, tudo depende dos resultados dos exames e se o paciente está sob investigação médica.
Se você não está no grupo de risco, o aconselhável é a realização do exame a partir dos 50 anos.

  • Homens com mais de 50 anos que estão em risco médio de câncer de próstata (CaP) e com esperança de vida de pelo menos mais 10 anos;
  • Homens com idade 45 nos com alto risco de desenvolver CaP: Afro-americanos e homens que têm um parente de 1º grau (pai, irmão ou filho) diagnosticados com CaP em idade precoce (menos de 65 anos de idade);
  • Homens com 40 anos em risco mais elevado (aqueles com mais de um parente de 1º grau que tiveram CaP em idade precoce).

0 comentários: