Como um bom fluxo de caixa pode ajudar sua empresa.


Você já parou para pensar na saúde da sua clinica? Ou já parou para pensar que ela também precisa de cuidado? Pensando em você, preparamos um post que vai te ajudar a entender a importância do fluxo de caixa para seu consultório, como elaborá-lo e os principais cuidados e vantagens de sua utilização.

Vamos entender um pouco o que é Fluxo de caixa e como ele funciona, segundo o SEBRAE: "Fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões".

No Fluxo de Caixa é necessário levar em consideração não só os valores em caixa, ou seja, em dinheiro, mas também aqueles que estão nas contas-correntes e nas aplicações de curto prazo, também conhecidas como equivalentes de caixa.

Além desses valores, deverão ser relacionadas todas entradas e saídas, tanto de recebimentos, por exemplo, valores pagos por pacientes e planos de saúde, quanto de pagamentos feitos a fornecedores de materiais hospitalares, secretárias, contadores e outros gastos para a manutenção de suas atividades.

Se o fluxo de caixa for feito corretamente, você conseguirá:

  • Prever, planejar e controlar entradas e saídas em um período determinado;
  • Avaliar se o recebimento por vendas será suficiente para cobrir gastos assumidos e previstos;
  • Antecipar decisões quanto à falta ou à sobra de dinheiro;
  • Descobrir se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira;
  • Ter subsídios para ajustar o preço de venda para cima ou para baixo;
  • Verificar a possibilidade de realizar promoções e liquidações;
  • Confirmar se os recursos financeiros próprios serão suficientes para tocar o negócio ou se há necessidade de buscar dinheiro extra.

No entanto, para que seu Fluxo de Caixa transpareça a realidade da sua empresa, é necessário que seu fluxo de caixa seja atualizado diariamente, incluindo todas as despesas já citadas acima. 


Como eu monto um fluxo de caixa?


Se você já utiliza algum sistema interno para agendamento de consultas ou atividades administrativas, procure se informar se esse sistema tem uma área de Fluxo de Caixa, se você nunca usou procure a empresa que você trabalha e realize um treinamento sobre o recurso e comece a utilizar. Caso não tenha nenhum sistema, alguns sites na internet tem planilhas prontas de fluxo de caixa que são simples e fáceis de manusear e que ajudam muito na hora de fazer seu controle financeiro. 


Faça uma projeção dos seus resultados.


Uma ferramenta importante do Fluxo de Caixa é a projeção de resultados, que permite conhecer, de forma antecipada, como estará o caixa da clínica no futuro. Com esse conhecimento é possível programar compras de equipamentos, aumento de instalações ou outro tipo de investimento no consultório.





0 comentários: