A importância de se utilizar bem a Agenda em um Consultório/Clínica Médica.


A rotina de uma clínica/consultório médico muitas vezes é uma loucura, tem dias que você simplesmente não consegue pensar. No entanto, esse problema pode ser amenizado com a simples organização da agenda da clinica/consultório, quando uma agenda é bem organizada tanto os pacientes como a empresa é beneficiada. Entretanto não é fácil organizar a agenda da empresa, essa tarefa demanda tempo, atenção aos detalhes e um bom planejamento dos horários da empresa.

1. Intercale as Consultas


Diferencie consultas de rotina das primeiras consultas, normalmente as primeiras consultas levam mais tempo do que aquelas consultas rotineiras, principalmente se forem somente retorno ou entrega de exame. Ao começar a agenda separe esses tipos de consulta e pense também no médico, quanto tempo o médico fica em média com o paciente no consultório? 

Dica: Coloque um tempo de "respiro" entre uma consulta e outra, assim da tempo do médico se organizar, ou chegar aquele paciente que está atrasado, cadastrar paciente, entre outras atividades.


2. Conheça os pacientes


Parece brincadeira mais conhecer bem os pacientes pode ajudar muito no trabalho, existem pacientes que sempre chegam um pouco atrasados, aqueles que chegam com muita antecedência e outros que ficam mais do que esperado nas consultas. Tendo esses perfis em mente, fica mais fácil intercalar horários e prever possíveis imprevistos na hora de montar a agenda e marcar os horários.

3. Confirme a Consulta


Sempre existe aqueles paciente que agendam consultas com um mês ou mais de antecedência. Então para evitar que os pacientes faltem por não lembrarem da consulta/exame, procure ligar com um ou dois dias de antecedência a data marcada.

Dica: Mantenha em uma planilha ou sistema, o telefone dos paciente que você precisa ligar naquele dia, se possível faça o levantamento de todos os pacientes que você precisará ligar naquela semana.

4.  Se atualize, use a tecnologia ao seu favor.


As vezes você pode achar caro um sistema de marcação de consulta ou sistema integrado para a sua clínica/consultório, mais pense a longo prazo os benefícios que esse tipo de sistema pode te proporcionar, além de agilizar as consultas, marcação de exames, em alguns o receituário pode ser digitado, afinal, é mais prático e evita-se a dificuldade de se compreender a grafia, os atestados saem mais rápidos entre outras vantagens.

Alguns sistemas proporcional arquivamento de documentos em nuvem, assim caso aconteça alguma coisa com os computadores da empresa está tudo salvo, basta acessar o arquivo online.

0 comentários: