Segundo estudos, risco de ataque cardíaco aumenta durante época de Copa do Mundo.



Época de Copa do Mundo é uma alegria só até quem não é fã de futebol torce pelo seu país, as pessoas se unem, gritam, choram e levam seus nervos ao máximo. Mais também para aqueles torcedores mais ávidos as coisas ficam um pouco mais complicada, são esses torcedores que matam e morrem pelo seu time do coração que são os mais propícios a doenças cardíacas.

Segundo pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), nas últimas quatro edições do torneio antes de 2014, o índice de ataques cardíacos entre pacientes maiores de 35 anos saltou de 4% a 8% em todo o país, esses casos ocorreram principalmente com torcedores que já sofriam de algum tipo de problema cardíaco, no entanto, outros estudos também apontam que o alto consumo de comida salgada, álcool e cigarro durante os jogos também é um fator a ser levado em conta.

Como foi feita essa pesquisa: Os pesquisadores analisaram os dados dos Sistemas de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS), verificando as hospitalizações e os óbitos ocorridos no período de 1º de maio a 31 de agosto dos anos de 1998, 2002, 2006 e 2010. Eles compararam os índices dos dias sem Copa, dias de Copa sem jogos do Brasil e dias de jogos do Brasil. Apesar de o número de problemas cardiovasculares ter subido durante o campeonato mundial, o de mortes não teve aumento significativo.

Um outro estudo realizado dessa vez na Alemanha, também constatou que durante a Copa do Mundo de 2006 que foi realizado no pais as chances de um alemão sofrer de um ataque cardíaco era de 2,66 vezes, principalmente quando a seleção da Alemanha estava jogando.  


Fonte: https://saude.abril.com.br/medicina/cuidado-com-o-coracao-durante-a-copa-do-mundo/
Fonte: https://www.eonline.com/br/news/551137/estudo-revela-que-risco-de-ataque-cardiaco-aumenta-durante-a-copa

0 comentários: