Remédios caseiros para aliviar a congestão nasal


A congestão nasal pode se apresentar desde um pequeno desconforto até situações que representam risco de morte. Pode causar complicações nos ouvidos, interferindo na audição e no desenvolvimento da fala, além de interferir na qualidade do sono, podendo causar ronco e apneia do sono (Veja mais aqui).

O aumento nas adenoides (glândulas compostas por tecido linfoide, semelhantes às amígdalas e aos linfonodos), podendo causar congestão nasal e provocar apneia do sono crônica, com hipóxia e insuficiência cardíaca. A remoção das adenoides e amígdalas deve resolver completamente o problema nesses casos. 

Para aliviar os sintomas da congestão nasal, separamos algumas dicas rápidas:

INALAÇÃO A terapia inalatória é um outro remédio popular para o alívio imediato da congestão nasal. Ela funciona como um expectorante natural para limpar o congestionamento e também lubrifica o trato respiratório irritado
  • Você pode fazer isso de 3 a 4 vezes por dia.
ÁGUA QUENTE - Você também pode executar um banho quente por alguns minutos para que o vapor acumula-se no banheiro. Inspire os vapores calmantes. Repita duas vezes por dia até que você se recuperar completamente. Outra dica bem interessante é encher uma bacia com água fervente e ficar respirando o ar que emana da água.

ÓLEO DE EUCALIPTO - Basta colocar uma ou duas gotas de óleo essencial de eucalipto em um novo lenço e inalar o aroma. Faça isso algumas vezes por dia.

FOLHAS DE EUCALIPTO-  Os extratos naturais das folhas de eucalipto possuem um efeito anti-histamínico e anti-inflamatório que favorece a redução da congestão nasal. Para que a inalação seja eficiente, ferva 6 folhas de eucalipto e depois respire o vapor da água.



0 comentários: